Artista cria esculturas surreias com materiais orgânicos
Quem sabe em sua próxima caminhada pela floresta você encontre, além das naturais composições da natureza, outras surpresas artísticas. Se estiver passeando pelos bosques da vila de La Colle Sur Loup, perto de Mougins e Villeneuve-Loubet, no sul da França, isso pode mesmo ser possível.
Em 2012 e 2013 o artista Spencer Byles deixou diversas esculturas escondidas pelas matas da região. Foram quase doze meses de trabalho intenso e solitário que resultou em um projeto “intencionalmente secreto”, onde a única maneira de prestigiá-lo é indo para a floresta e encontrar as obras sozinho.
As estruturas fantásticas criadas por esse escultor ganha uma característica ainda mais mágica devido a sua característica temporária, já que as peças não foram destinadas a durar e cada escultura será recuperada pelo ambiente natural que ajudou Byles moldá-la, um círculo completo que dá às peças orgânicas um poderoso toque poético e filosófico.
“Galerias seria um lugar morto para mim. As minhas galerias são espaços que proporcionam experiências de mudança de luz, cheiros e som ao vivo. Espero continuar trabalhando em florestas selvagens e lugares que muitas vezes são abandonados ou descartados”, disse o escultor em um entrevista ao site BoredPanda.
Além dos materiais próprios do ambiente, Byles encontrou restos de vidros, telhas, garrafas e até chaves enterrados nos terrenos que ele aproveitou para integrar nas esculturas.