Árvore de Natal surpreende com iluminação de projeção mapeada

Para encantar o público que ama as festas de final de ano, o estúdio carioca de design Ambos&& criou uma árvore de Natal hi-tech. Em vez de usar as convencionais lâmpadas pisca-pisca, foi usada uma complexa projeção mapeada por tecnologia de ponta.

Cada galho recebeu uma cor diferente que alterna ao passar do tempo. O resultado surpreende com animações, formas e movimentos inusitados.

A partir das redes sociais, em poucos dias, o trabalho ganhou repercussão internacional sendo noticiado em veículos dos Estados Unidos, França e México.

Os designers desenvolveram um software próprio para mapear os galhos da árvore. Apesar de usar tecnologia de ponta, a projeção mapeada é um processo quase artesanal e que demanda tempo para ser realizada.

O projeto foi um desdobramento de experimentos realizados para a pesquisa de doutorado de uma das sócias do estúdio, Barbara Castro. “Eu vinha fazendo projeções em árvores naturais quando me perguntaram ’Por que você não projeta em uma árvore de Natal? ’. E foi isso o que decidimos fazer!”.

Desenvolvido em Processing, linguagem de programação voltada especialmente para projetos artísticos,  o programa permite definir com precisão cada segmento da árvore e serve como guia para os movimentos da projeção.

Um projetor é fixado em frente à árvore de Natal e uma pessoa manualmente insere no software as informações com a posição de cada galho.

A árvore de 2 metros de altura tem mais de cem galhos projetados. O software exige processamento, então é necessário um computador dedicado somente para isso.

A ideia do estúdio carioca é comercializa a árvore de Natal hi-tech em 2016. “Iremos aprimorar essa ideia ao longo de 2016 e comercializar esse serviço no final do ano para shoppings, prefeituras e empresas de eventos, por exemplo”, conta Luiz Ludwig, um dos sócios da Ambos&&.