Black fraude: descubra se você está sendo enganado

Por Cristina Luckner, da eduK

Será que os descontos da Black Friday no Brasil valem mesmo a pena? Não seja o último a saber. A polêmica é grande e já virou até piada, com nomes sugestivos como “Fake Friday” e “Black Fraude”. Este último dá nome a um site, desenvolvido por brasileiros, que identifica diferentes valores anunciados em lojas virtuais nas últimas duas semanas e ajuda você a descobrir se está sendo enganado ou não.

Black Fraude: o site foi criado para ajudar você a não ser o último a saber

Para fazer a pesquisa no Black Fraude, coloque a url do produto que você deseja comprar e clique em “verificar”. Essa será a hora da verdade, a revelação se os descontos anunciados são reais ou uma fraude. A ideia é tão boa que deve ter chamado a atenção de mais gente do que o site poderia suportar. No momento em que testamos o Black Fraude, não conseguimos utilizá-lo, pois uma mensagem alertava para instabilidades, avisando que algumas buscas poderiam não funcionar por conta do acúmulo de acessos.

Se, ao usar o site, você descobrir que a loja anunciou um desconto que não existe e quiser denunciá-la, o Procon-SP está de plantão para atender a essas reclamações. Basta preencher um formulário.

O site foi criado pela empresa goiana Companhia Brasileira de Startups por Angel Junior e Andre Tomazetti.

Cuidado com os descontos soltos pelo ar