Campanha incentiva moradores de rua a dormirem em praças públicas

Maneiras de manter pessoas desabrigadas afastadas de lugares públicos, colocando-as em lugares estratégicos distantes da visão de moradores e turistas, é o que não resta em planos públicos das mais variadas cidades no mundo. As propostas, embora inclusivas, chegam a beirar o absurdo uma vez que a ideia, geralmente é “limpar os pontos públicos da cidade” e esconder as suas verdadeiras faces da pobreza.

Indignada com grande parte dos moradores sem-teto que não possuem nenhuma ajuda e incentivo do poder público da cidade de Vancouver, no Canadá, agência Spring Advertising realizou uma campanha chocante e ao mesmo tempo admirável: o incentivo para aqueles que não possuem casa e nem quarto, dormirem em bancos públicos espalhados pela cidade.

Em 2013, a Sprin Adverstising modificou bancos de pontos de ônibus e de parques da cidade de Vancouver. Uma tecnologia foi adaptada as instalações do objeto de forma que, durante o dia, a seguinte mensagem aparecia fixa na parte do encosto: “This is a bench” (Isso é um banco).Já no escuro, a mensagem revelava-se outra completamente diferente: “This is a bedroom” (Isso é uma cama).

A campanha foi realizada para chamar a atenção dos governantes para a falta de recursos de saúde mental e habitação para a população das ruas de Vancouver. Por Vancouver ser uma das poucas cidades que não possuem gelo durante o inverno, as atenções e investimentos de entidades públicas para essa parcela da população são menores se comparadas a outros locais canadenses.