Cartilha ensina como economizar energia no pequeno negócio

São Paulo tem mais de 2 milhões de pequenos negócios, dos quais 86% estão no comércio e nos serviços. Diariamente, seus empreendedores fazem malabarismos para torná-los eficientes sob o ponto de vista econômico e financeiro. O que a maioria ainda não se atenta é que o processo de sustentabilidade vai além do controle do fluxo de caixa e estoque.

“É preciso muito mais para garantir a operação da empresa a longo prazo”, pontua Paulo Skaf presidente do Sebrae-SP. “Em tempos de escassez de recursos hídricos, um desses pontos cruciais diz respeito à eficiência energética, com adoção de práticas do uso racional de insumos e matéria prima, redução do desperdício de energia, reciclagem e controle.”

Mas como economizar energia para lucrar mais? Essa é a proposta da cartilha lançada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, que traz de forma didática ações que vão permitir às empresas fazer um diagnóstico da realidade energética e traçar um plano de gerenciamento da gestão de consumo.

A publicação traz ainda linhas de financiamento que concedem crédito para pequenos negócios tornarem-se energeticamente eficientes. “Nos dias de hoje, conquistar novos consumidores e fidelizar os mais antigos pela demonstração de responsabilidade social e ambiental é marca de inteligência estratégica e gerencial”, afirma Skaf.

Muitas vezes, bastam providências simples para diminuir o consumo e a conta. Em outras, é preciso um choque na administração da questão para colocar a casa em ordem. Eliminar desperdícios, fazer ajustes de comportamento, adequar instalações, procedimentos operacionais e equipamentos são algumas das orientações. Baixe aqui a cartilha.

Por QSocial