Cartilha orienta morador de rua e voluntários na prevenção ao coronavírus
Com distribuição gratuita, a publicação estará disponível para todo o Brasil
Será lançada nesta sexta-feira, 3, uma cartilha com orientações para população em situação de rua e iniciativas sociais na prevenção ao novo coronavírus (covid-19). Com distribuição gratuita, a publicação estará disponível para todo o Brasil.
A iniciativa é do grupo Urbanistas contra o Corona em parceria com o Sisejufe (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro), da Pastoral da População de Rua, e com suporte técnico de médicos e outros voluntários.
A cartilha foi elaborada em duas versões. Uma voltada à população em situação de rua, que traz orientações para a prevenção, informações sobre sintomas da doença, o que fazer em caso de suspeita e direcionamento a hospitais para pronto atendimento, além de fornecer uma lista com redes de apoio, como lugares para se alimentar e tomar banho. A segunda versão é destinada aos voluntários que atendem a essa população.
“Com a quarentena que se estabeleceu nas cidades e as restrições à abertura do comércio, a população em situação de rua se viu privada de alimentos e doações, com isso, uma grande comunidade solidária foi espontaneamente formada para dar assistência a eles. Decidimos então, produzir informação de prevenção para essa rede, com foco nas duas pontas”, conta Éric Gallo, arquiteto dos Urbanistas contra o Corona.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
A cartilha para as pessoas em situação de rua será distribuída em versão impressa nos locais onde elas costumam frequentar para receber alimentos. São quatro páginas produzidas com ilustrações de fácil entendimento e na linguagem usual do grupo -um recurso que teve o apoio de uma ex-moradora de rua, reinserida socialmente e que se uniu ao programa.
“Queremos que essa cartilha alcance amplamente o Brasil. Embora estejamos começando pelo Rio de Janeiro, ela é uma importante ferramenta de apoio à população em situação de rua de qualquer lugar”, diz Éric.
Foram impressos cinco mil exemplares com apoio do Sisejufe. A primeira leva de cartilhas será distribuída, nesta sexta-feira, às 13h, na avenida Presidente Vargas, próximo ao Detran-RJ, onde há grande concentração de pessoas em situação de rua.
Versão para voluntários
Considerando o acesso reduzido à informação sobre esta população, atrelada a fragilizadas políticas públicas, muitas iniciativas voluntárias ocorrem sem suporte específico às suas singularidades. Para tentar suprir essa lacuna, surgiu a cartilha para voluntários que dão assistência ao POP Rua.
Disponível em formato digital, essa versão traz orientações técnicas para iniciativas individuais e coletivas sobre precauções distribuídas em três etapas: preparo da alimentação e montagem dos kits, organização das atividades de distribuição e finalização das atividades e também orienta como abordar e informar a população em situação de rua a respeito da pandemia.
As duas versões estão disponíveis no site da Sisejufe. Qualquer instituição ou organização que tenha interesse em obter o e-book ou para imprimir a cartilha destinada à população de rua, basta acessar: www.sisejufe.org.br.