Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Cientistas afirmam ter encontrado a fórmula da felicidade

Um sentimento complexo como a felicidade poderia ser resumido em uma fórmula matemática? Para um grupo de pesquisadores da University College London, a resposta é sim.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas avaliaram imagens dos circuitos cerebrais relacionados à sensação de bem-estar e prazer. A partir daí, foi possível criar uma equação matemática (imagem abaixo) que, em teoria, traduziria em números a felicidade.

A fórmula da felicidade, segundo os cientistas da University College London
A fórmula da felicidade, segundo os cientistas da University College London

Para a primeira parte do estudo, publicado no periódico científico “PNAS”, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, 26 pessoas foram submetidas a tomadas de decisões capazes de influenciar o ganho financeiro. Em seguida, eles tiveram de responder o quão felizes estavam naquele momento.

Durante a experiência, a atividade cerebral de cada participante era monitorada. Com estes dados, os pesquisadores criaram um modelo computacional onde a felicidade relatada pelos indivíduos estava relacionada com recompensas e expectativas recentes.

Na segunda parte do estudo, o programa foi testado com 18.420 participantes por meio de um aplicativo gratuito para iPhone e Android, o The Great Brain Experiment.

Com informações do History