Museus se unem para espalhar arte pelos Estados Unidos

As ruas das principais cidades dos Estados Unidos viraram uma grande galeria de artes a céu aberto. No lugar dos tradicionais anúncios, os espaços publicitários vão exibir obras de importantes artistas americanos como Grant Wood, Edward Hopper, Willem de Kooning, Mark Rothko e Andy Warhol.

“Excavation”, de Willem de Kooning

Ao todo, serão 58 obras icônicas e históricas espalhadas por mais de 50 mil espaços (outdoors estáticos e digitais, quiosques, pontos de ônibus, escadas, prédios, entre outros), em 170 cidades americanas e que retratam 100 grandes obras de artistas americanos.

A ação, batizada de “Art Everywhere U.S” (“Arte em toda parte”, na tradução literal), foi inspirada em uma campanha parecida no Reino Unido.

“Cold Shoulder”, de Roy Lichtenstein

A versão americana é patrocinada pelos cinco museus líderes de público nos EUA –Instituto de Arte de Chicago, Museu de Arte de Dallas, Museu de Arte do Condado de Los Angeles, Galeria Nacional, em Washington DC e o Museu Whitney, em Nova York.

As obras foram escolhidas pelo público (50) e outras oito selecionados pelos próprios museus.

“American Gothic”, de Grant Wood

Enquanto os museus e institutos esperam atrair um número maior de visitantes com a ação, a Outdoor Advertising Association of America quer apresentar a sua mais nova tecnologia: você pode digitalizar a obra de arte através de seu smartphone e assim aprender mais sobre as imagens, seus criadores e os museus.

“Poker Night”, de Thomas Hart Benton

Via Adnews