Coleção de biquínis é feita com redes de pesca recicladas

Roupas de banho da coleção Simply Solid, feitas com redes de pesca[/img]

As peças são confeccionadas com 78% de Econyl, fio produzido pela têxtil Aquafil. As redes e outros materiais de nylon, como carpetes que iriam para lixões, passam por um processo de “upcycling” – são transformados para gerar um produto de maior valor.

A partir daí, estão prontos para virarem tecido. E, depois, roupas de banho.

Segundo a empresa, o Econyl é não apenas durável, mas também confortável, por ser leve e respirável.

Há, por ora, 15 peças em diversas cores à venda no site da empresa, entre biquínis, maiôs e shorts. Os preços variam de US$ 32 a US$ 75.

Redes e equipamentos de pesca abandonados ou perdidos nos mares ameaçam a população de peixes e outros animais marinhos.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, eles provocam a captura contínua de peixes, conhecida como “pesca fantasma”, e outros animais como tartarugas, aves e mamíferos marinhos, que ficam presos e morrem.

O problema estaria piorando com o passar dos anos porque tem havido aumento na escala de operações de pesca no mundo e uso de equipamentos que alta durabilidade, fabricados com materiais sintéticos.

Por QSocial