Como as marcas podem ajudar a melhorar as cidades

O público não espera mais apenas bons serviços e produtos das empresas, mas também uma participação social mais ativa e atitudes (e não discursos) que ajudem a melhorar a vida das pessoas. Você ainda tem dúvidas?

Uma pesquisa recente do Ibope/Conecta, encomendada pelo Catraca Livre, mostra que 62% dos consumidores estariam dispostos a trocar a marca habitual de seus produtos por quem promovesse melhorias na cidade, como ações de cultura, bem-estar e lazer gratuitos. O objetivo da pesquisa era mostrar a aceitação dos internautas que vivem em São Paulo com relação a diferentes modelos de exposição de marca, usando o espaço urbano.

Por outro lado, se as companhias vivem propalando aos quatro ventos que precisam cada vez mais fazer parte da vida das pessoas e obter mais “engajamento” ou “share of mind”, termos que estão em evidência no marketing contemporâneo, parece não haver saída melhor que oferecer benefícios reais ao invés de campanhas que promovem apenas um posicionamento.

Vamos a alguns cases:

Cidade inteligente

Um outdoor geralmente é utilizado para chamar a atenção das pessoas e promover as marcas. E se a esse objetivo pudermos aliar a utilidade? Foi o que aconteceu na premiada campanha “People for Smarter Cities”, da IBM. As peças não servem apenas para a propaganda, mas também cumprem, de maneira criativa, funções muito úteis de utilidade pública.

Ponte para a vida

Com a ação que você verá na sequência, a Samsung ajudou a reduzir em 85% o índice de suicídios numa ponte de Seul, na Coreia do Sul, local que ficou marcado pela alta incidência de casos de pessoas que decidiram ceifar suas próprias vidas. Para transformar a “ponte da morte” em “ponte da vida”, a marca espalhou diversos sensores de movimento e luzes de LED pela estrutura, que se acendem com mensagens de otimismo conforme detectam o movimento das pessoas.

Um outdoor que purifica o ar

Em 2013, a agência peruana Mayo DraftFCB, em parceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima (UTEC), criou um outdoor que produzia água potável (relembre aqui). Agora os criativos retornam com outra ideia amiga do meio ambiente: um outdoor que purifica o ar. Aproveitando a construção de um novo campus da UTEC, um outdoor que equivale a 1200 árvores foi desenvolvido para auxiliar os trabalhadores da obra citada.

Buracos que promovem “invisíveis” de NY

A cidade de Nova York é reconhecida mundialmente pela riqueza cultural, variedade gastronômica e gigantescas construções, mas também tem seus problemas e pessoas com dificuldades pelas ruas. Uma campanha criada pela Saatchi & Saatchi Wellness utiliza elementos da própria paisagem urbana para dar voz aos famintos e desabrigados da cidade.

Por Renato Rogenski, editor-chefe do Portal Adnews