Conheça cinco bandas engajadas em causas sociais

Por: Redação

Apesar de terem fama de garotos malvados e despreocupados, muitos músicos utilizam a fama para promover causas nobres, como ajudar pessoas carentes, doentes ou até mesmo o meio ambiente. Confira abaixo cinco artistas engajados e conheça os seus melhores hits.

dmb
Dave Mattews, líder da Dave Mattews Band que incentiva fãs a protegerem o meio ambiente (Foto: Divulgação)

Linkin Park

Conhecidos pelas músicas “Numb” e “Faint”, que já tocaram em vários programas televisivos, os músicos do Linkin Park chamam a atenção por outro motivo. Em 2004, a banda fundou a ONG Music For Relief, que ajuda as vítimas de catástrofes naturais, como o Furacão Katrina. Além disso, o Linkin Park se associou, em 2011, à ONU (Organização das Nações Unidas) no projeto “Energia Sustentável para Todos”, para garantir acesso de todos à energia elétrica até 2030. Para saber mais sobre a banda, clique aqui.

Coldplay

O Coldplay está envolvido em algumas causas sociais. Exemplo disso é a organização ClientEarth, em que ele é patrono e ajuda a proteger o meio ambiente, a partir do cumprimento das leis ambientes. Durante a turnê “Viva La Vida” nos Emirados Árabes, em 2009, o conjunto fez questão de utilizar gás carbônico neutro. A banda é conhecida principalmente pelas músicas “Yellow”, “Fix You” e “Paradise”.

Pearl Jam

Em 2006, o Pearl Jam já dava sinais de que queria ajudar o meio ambiente. Parte do dinheiro que a banda arrecadou foi doada para ações que visavam a preservação de florestas tropicais. Depois, em 2009, a banda doou cerca de 100 mil dólares para ONG’s que desenvolvem fontes renováveis de energia. Os maiores sucessos dos músicos são “Jeremy”, “Black” e “Last Kiss”.

Dave Matthews Band

A Dave Mattews Band não apenas cede o nome para campanhas ambientes, como incentiva os fãs a protegerem o meio ambiente. Entre outras parcerias, a banda apoia a ONG Filter For Good, que aconselha as pessoas a levarem a própria garrafa de água aos shows, diminuindo o consumo de PET. Além disso, em 2006, a banda investiu na construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento dos Estados Unidos. “Crash Into Me” e “If Only” são as músicas mais famosas da banda.

Neil Young

Com cerca de 50 anos de carreira, Neil Young não surpreende apenas pelas belas composições, que inclui “Heart Of Gold”, “Old Man” e “Like a Hurricane”, mas também pelas campanhas em que atua. Em 1985, o músico foi um dos responsáveis pelo histórico show beneficente Farm Aid. Já em 2004, as preocupações de Neil Young envolviam questões ambientes, o que o levou a começar a utilizar biodiesel nos caminhos e ônibus da banda durante as turnês. Como é um apaixonado por carros, o músico ainda transformou um Lincoln 1959 em híbrido, para diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente.

Compartilhe: