Coronavírus: Leitura contribui na aprendizagem e diminui estresse
No período de isolamento social, confira dicas de como promover este hábito em casa
Nesse tempo de isolamento social, necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) muitos pais estão tendo que conciliar uma nova rotina, o trabalho home-office, com filhos em casa.
No entanto, para que isso funcione é necessário organização com os horários e até combinados com as crianças e adolescentes sobre o período.
A leitura é uma das atividades que podem ser incluídas no cotidiano das famílias. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que seis minutos diários dedicados aos livros são suficientes para promover alívio das tensões e do estresse.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
“Ao ler e ouvir histórias inúmeras portas se abrem e o desenvolvimento intelectual e emocional acontece de maneira prazerosa e lúdica”, conta Karin Lacerda, coordenadora pedagógica do Marista Escolas Sociais.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Compreender a realidade
O hábito de ler, ouvir e contar histórias deve ser construído de forma natural e envolvente.
“Respeite o tempo de atenção e os combinados feitos para a rotina, mas perceba quais assuntos eles mais gostam, sem deixar de surpreender com livros e textos novos”, reforça Karin.
A contação de histórias e as rodas de leitura também podem ser um momento para as crianças expressarem seus sentimentos sobre a realidade.
“Os personagens, os medos e alegrias e a narrativa podem ajudar na compreensão da realidade, com mais respeito e empatia”, afirma a coordenadora.
Para aproveitar o período do isolamento social e fazer atividades de leitura em casa, a especialista compartilha algumas dicas:
1 – Improvise
Almofadas no chão, uma cabana improvisada, ou qualquer espaço aconchegante pode deixar os momentos de leitura ainda mais cheios de imaginação e afeto.
2 – Conte histórias
Além da leitura é legal mostrar como a criança pode construir sua própria história. Estimule contando fatos do passado, recortem figuras e colem em um caderno criando e contando suas próprias narrativas.
3 – Utilize objetos
A contação de histórias e as rodas de leitura em família podem ser enriquecidas com objetos feitos à mão, com materiais reutilizáveis para dar vida aos personagens. Isso pode estimular ainda mais o interesse pela leitura.