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Dicas para abrir o primeiro e-commerce

Por: Aline Matos*

Mesmo com a crise econômica no país, dados do E-bit apontaram que o e-commerce no Brasil faturou no primeiro semestre de 2015 cerca de  R$ 18,6 bilhões de reais. Em 2014, no mesmo período, o faturamento era um pouco mais de R$ 16  bilhões. As categorias de moda, eletrodomésticos e celulares continuam na liderança do ranking e a expectativa é que o e-commerce nacional ultrapasse os R$ 40 bilhões até o final do ano. Os dados mostram que investir no e-commerce, mesmo em tempos difíceis, é um bom negócio.

Apesar dos números animadores, uma loja virtual dura em média 1 ano, cerca de 60% fecham em menos que isso. Então, antes de investir é preciso analisar com cautela alguns tópicos como, por exemplo, o setor que deseja atuar, entender o público-alvo e fazer um planejamento antes de colocar a mão na massa. É preciso escolher também as ferramentas tecnológicas certas para atender bem o cliente e mais uma série de fatores não menos importantes.

Preparamos algumas dicas para quem deseja abrir o seu primeiro e-commerce, mas não sabe por onde começar. Veja abaixo e deixe seu comentário no final do texto.

Escolha do segmento

A escolha do segmento que deseja atuar precisa ser cuidadosa. É importante fazer uma análise de mercado e identificar a evolução do setor e, como as empresas que estão no ramo se comportam no universo online. Inclusive, vale analisar os passos dos futuros concorrentes para entender o  “como se faz”. Pense: se você pode  aprender com os erros dos outros, por que iria cometer novamente?

Outro fator importante para a escolha do segmento é o seu conhecimento. Qual o grau de entendimento dos envolvidos na loja virtual? É preciso que os fundadores entendam sobre o que estão oferecendo ao consumidor. Se a marca já existe fora da internet, é importante entender como o público-alvo se comporta online. Isso entra no próximo tópico.

Público-alvo 

O lojista precisa conhecer o público-alvo e entender os caminhos que ele percorre na internet. Informações como faixa etária, classe social, sexo, nível de escolaridade ajudam a identificar o público em potencial. Descubra as redes sociais mais frequentadas e através de ferramentas de mensuração é possível captar informações que o ajudarão a elaborar uma boa campanha de marketing digital eficiente (leia aqui sobre o que as redes sociais podem fazer pela sua marca).

Tecnologia

Na hora de escolher a tecnologia é preciso pensar na plataforma que irá desenvolver o site, nos meios de pagamento e em como lidar depois com os pedidos. É preciso usar ferramentas tanto para facilitar a navegação do usuário quanto no gerenciamento do administrador da página.

As principais plataformas de e-commerce são completas, elas disponibilizam todas as ferramentas necessárias, mas devido a grande quantidade de opções no mercado pode ser difícil escolher. O ideal é que você analise o custo, o suporte e as funções oferecidas e se realmente é viável para a loja virtual naquele momento (veja mais aqui como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce).

Como trazer os clientes

Com a loja virtual no ar é preciso trazer os clientes, certo? Para isso acontecer o lojista precisa fazer uso das estratégias de marketing digital. Como falamos, é preciso identificar as redes sociais em que o público está e, a partir disso, elaborar campanhas inteligentes e interativas. Hoje é preciso fazer mais do que uma uma simples divulgação, o marketing digital tem a missão de criar relacionamentos entre o cliente e a marca.

Outra forma de atrair os clientes é com as buscas orgânicas. Quais as pesquisas que os consumidores fazem que poderiam levá-los até a sua página? Além de manter as descrições dos produtos atualizadas, recomenda-se um blog dentro do site com informações sobre curiosidades, que tenham relação com o setor, e mercado. Por exemplo, se sua empresa vende móveis, você pode escrever um artigo no blog sobre decoração e linkar alguns produtos.

Empresas especializadas em marketing de performance, como a ABlab, desenvolvem estratégias para melhorar o posicionamento de e-commerces nos buscadores.

Monitorar os resultados

Você precisa saber se seu negócio está dando certo, portanto é preciso saber gerenciar os resultador e analisar todo tipo de conversão. Existem muitas ferramentas que ajudam a medir o impacto da cada ação, mas você precisa entender quais os dados são realmente relevantes para o seu negócio.

É importante analisar quantas pessoas entraram no site e quanto tempo permaneceu em cada página. Analisar quantas compras foram de fato finalizadas e identifica o motivo. No período maior de vendas houve alguma campanha ou promoção? Alguma ação nas redes sociais? Analisar o porquê os demais não compraram. Será que houve algum problema na plataforma? O produto não está atrativo? A busca orgânica trouxe um cliente que procurava sapatos para a página de sandálias? Essas respostas nem sempre ficam claras (veja mais nesse link como analisar os dados do e-commerce).

Os pilares do e-commerce

Antes de montar o seu primeiro e-commerce é preciso pensar em 4 pilares: o preço real do produto, portanto tenha bons fornecedores; a condição de pagamento para o consumidor final; o preço e a velocidade do frete, por isso é importante ter uma boa negociação com os correios e; ter um diferencial sobre os concorrentes.

Esteja também atualizado sobre as novidades do mercado. Existe sempre uma ferramenta nova sendo lançada ou um jeito novo de falar com o consumidor.

*Aline Matos é assessora de imprensa e link builder na agência ABlab