Dicas para organizar as finanças diante de um cenário econômico instável
Veja dicas para se organizar financeiramente em meio a pandemia da covid-19
Diante da instabilidade econômica que o país está passando por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), é importante proteger também a sua saúde financeira.
A intenção aqui não é gerar pânico ou ansiedade. Mas, quanto mais informações tivermos, melhor poderemos lidar com essa situação.
Alguns serviços estão sendo impedidos de atuar durante o chamado “período de quarentena” e que, com certeza, haverá impacto na economia. Com ajuda do pessoal da Grão, fintech que ajuda a viabilizar o micro investimento no Brasil, listamos algumas dicas para você lidar com as finanças e como estabelecer prioridades. Confira abaixo:
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
- Patinação com tema havaiano promete agitar o domingo no Atrium Shopping
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
- Autismo em adultos: sintomas sutis e diagnóstico tardio
1 – Compras
Tenha em mente que os seus gastos precisam ser bem direcionados neste momento. Por isso, sente com sua família e defina com calma as prioridades para o próximo mês. Evite gastos desnecessários. As contas mensais fixas, gastos com supermercado e até farmácia são prioridades;
2 – Dinheiro guardado/ investido
Caso você tenha dinheiro investido, como aplicado em títulos públicos, não precisa resgatar por medo. Mesmo com taxas de juros mais baixas, o dinheiro não deixa de render e também não diminui. Por isso, avalie se precisa mesmo do dinheiro antes de retirar;
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
3 – Adie festas/viagens
Se você tem alguma viagem ou evento marcado para os próximos dias, não cancele. Adie! Converse e negocie com as empresas que precisam continuar com seus rendimentos neste momento e, assim, ajuda a economia a girar;
4 – Separe seu dinheiro
Deixe na sua conta corrente apenas o dinheiro que você pretende usar nos próximos dias. Assim, você consegue projetar os seus ganhos organizar ainda melhor as suas finanças.
5 – Negocie suas contas
Estamos todos no ‘mesmo barco’, portanto tente negociar prazo ou desconto no seu aluguel ou outras contas fixas. É uma forma de diminuir os seus gastos e até equilibrar os seus custos mensais para caber dentro do orçamento disponível no momento.