Dispositivo israelense ‘cheira’ o odor de câncer
O câncer do pulmão –ou neoplasia maligna do pulmão– é um dos tipos mais comuns e graves de câncer, sendo o de neoplasia que mais mata em todo o mundo. Mais de 27 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de pulmão anualmente no Brasil.
No entanto, a razão para essa estatística preocupante não se deve ao fato de que é o mais comum, mas porque a sua progressão mortal é de difícil detecção. O câncer de pulmão ataca sem deixar impressões digitais e, em silêncio, aflige suas vítimas com metástase incontrolável –a ponto de não haver mais como reverter o quadro.
- Clarin Cia. de Dança apresenta o premiado “Da Cor de Cobre” no Centro de Referência da Dança
- 4 destinos perfeitos para viajar sozinha e gastando pouco
- UFSCar oferece quase 3 mil vagas em 66 cursos gratuitos
- Roda Gigante é grande atração do Viva o Paço em São Bernardo a partir deste fim de semana
Um dispositivo desenvolvido por uma equipe de pesquisadores israelenses, americanos e britânicos pode virar o jogo detectando, com precisão, o câncer de pulmão e identificando seu estágio de progressão.
O teste, similar ao bafômetro, com um chip de nanotecnologia incorporado ao NaNose, literalmente “fareja” os tumores de câncer.
O sistema envia as informações para um laboratório, que examina a presença de tumores, tanto benignos como malignos, e também pode detectar outras doenças graves.
Os pesquisadores pretendem instalar o dispositivo, batizado de “SniffPhone”, em smartphones e levar a tecnologia a milhares de pessoas.
A empresa Alpha Szenszor, sediada em Boston, licenciou a tecnologia e espera apresentá-la ao mercado em breve. Enquanto isso, uma nova versão, mais compacta, do dispositivo foi desenvolvida e pode ser conectada a uma porta USB do computador.
Via No Camels