Doença no coração pode ter influenciado composições de Beethoven

Uma pesquisa publicada na revista acadêmica norte-americana “Perspectives in Biology and Medicine” revela que o compositor alemão Ludwig van Beethoven compunha suas músicas a partir dos ritmos provenientes de sua arritmia cardíaca.

Em estudos detalhados, os cientistas concluíram que o músico, por ser surdo, tinha uma maior sensibilidade que outros compositores. Com isso, as vibrações do ritmo cardíaco irregular poderiam ser o fio condutor de suas obras.

Retrato feito por Joseph Karl Stieler em 1820

A doença torna os batimentos cardíacos muito lentos, rápidos ou com ritmo irregular, mas na época em que Beethoven viveu não existiam testes para diagnosticá-lo. Através da música, os pesquisadores analisaram os padrões de várias composições e descobriram que as mudanças repentinas e a tonalidade das canções são correspondentes ao ritmo do coração do artista.

Além do estudo em várias obras, os cientistas viram que instruções de Beethoven para músicos que gostariam de tocar suas peças incluíam a expressão “beklemmet”, que significa em alemão “peso de coração”. A palavra também possui outros significados, como a sensação de estar preso, o que seria relacionado aos pacientes que sofrem de arritmia.

Via O Globo