Empresa cria totens que recarregam celulares em locais público

Quem não ficou sem bateria de celular em um momento em que mais precisava fazer uma ligação. Foi pensando nisso que quatro jovens empresários criaram uma empresa que está fazendo sucesso em São Paulo e algumas cidades do país por instalar totens que recarregam dispositivos móveis gratuitamente e ao mesmo tempo servem de espaço para propaganda.

No totem há seis compartimentos para celular e um para tablet — fechados com porta e dotados de carregadores para todos os tipos de iPhone e cabos no formato micro-USB e mini-USB, que servem para telefones de marcas como Samsung, Motorola e Sony. O compartimento é fechado com dispositivo antirroubo e só abre por meio de uma senha emitida para o usuário quando ele colocar o aparelho no compartimento.

O serviço não é cobrado e os planos para cobrir os custos é ganhar dinheiro com a venda de publicidade em forma de vídeo por meio de uma tela na parte superior do totem ou como mini-outdoor, num painel luminoso na parte inferior da máquina e também colocando a identidade visual da marca.

A PowerPlug, fundada por Fernando Gorayeb, Luis Fernando Palomares, Marco Fiorezzi e Daniel Canan, apostou modelo de negócio inovador –o de veicular a mídia ‘out of home’ com prestação de serviço gratuito. Mais de 120 máquinas já foram instaladas em São Paulo. “A do aeroporto de Congonhas foi uma das primeiras, mas basicamente 50% dos estabelecimentos comerciais da rua Amauri, no Itaim, na zona sul de São Paulo, usam o dispositivo.

A empresa já instalou totens itinerantes em Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte, atendendo eventos e festas.

Em outros países este tipo de serviço é cobrado –paga-se com moeda. De acordo com Fernando Gorayeb, isso não daria certo por aqui. “O estrangeiro, especialmente o europeu, tem mais costume de trabalhar com moeda. Aqui, transferimos o custo ao anunciante e damos a oportunidade de anunciar no nosso espaço, gerando empatia com o público, que associa a marca a algo conveniente”, diz ele.