Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Estudante cria tecido que regula temperatura do corpo

A estudante de design de produtos Priscila Loschi sabe o quanto é importante ter roupas apropriadas para um bom desempenho físico. Ao entrar no curso da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a aluna assumiu uma pesquisa cujo objetivo era criar uma solução para as altas quedas de temperatura, que além de garantir uma boa performasse durante a prática de exercícios, pudesse ser aplicada em diversas áreas.

Ganhador do 26º Prêmio Jovem Cientista, o tecido atua a partir de um complexo polimérico que, por meio de fontes renováveis,absorve, armazena e libera o calor gerado pelo corpo, mantendo o conforto térmico e não causando desconforto quando em contato com a pele.

Priscila explica que o tecido pode ser aproveitado para diversas circunstâncias. “Entendemos que qualquer situação que demande um conforto térmico, há aplicação do produto. Sapato que usamos diariamente e por longos períodos de tempo, executivos que trabalham de ternos, pessoas que trabalham em obra, entre outros”, diz.

Atualmente a pesquisas tem e patente e é de direito das instituições de ensino e fomento da pesquisa. “Mas já surgiram boas propostas de desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa”, conclui.