Estudantes criam app para resgatar crianças de rua em Curitiba

O que acontece quando três estudantes do ensino médio se juntam para criar uma ideia? No caso de um grupo de Curitiba, um protótipo de aplicativo para resgatar crianças de rua foi o resultado. O Kids Rescue nasce com o objetivo de facilitar o engajamento da população na hora de tirar crianças da rua.

Seu funcionamento é simples: quando um cidadão encontra uma criança em situação de risco, ele, por meio do smartphone, tira uma foto e registra algumas informações básicas como características físicas e onde ela se encontra. Os dados, então, são enviados para a instituição mais próxima, que rapidamente iniciará uma procura pela criança cadastrada.

De acordo com as desenvolvedoras do aplicativo, a  foto da criança só será visível para as instituições para preservar a identidade dela.

Talita dos Santos Soares, Mariah Oliveira e Rasna Leal fizeram parte do programa da Escola Quíron entre agosto e dezembro de 2013,e a ideia do aplicativo surgiu como um dos trabalhos desenvolvidos durante esse período.

O app foi apresentado na Convenção Internacional de Cidades Inovadoras (CICI), iniciativa da Universidade Positivo para encontrar soluções inovadoras e empreendedoras para a cidade de Curitiba. O grupo também está participando do Technovation, desafio mundial de tecnologia para meninas entre 10 e 23 anos.