Ferramentas do Google ajudam ensinar história da arte brincando

Art Transfer e Art Selfie usam o aprendizado de máquina para combinar sua foto com as coleções disponíveis no Google Arts & Culture

Por: Redação

Em tempos de quarentena, ficar em casa exige muita criatividade. Nessas horas, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Crédito: ReproduçãoArt Transfer e Art Selfie usam o aprendizado de máquina para combinar sua foto com as coleções disponíveis no Google Arts & Culture

Você pode se divertir ao aplicar características de pinturas famosas às suas imagens no Art Transfer ou descobrir quais obras de arte se parecem com você ao usar a função Art Selfie no aplicativo do Google Arts & Culture.

Art Transfer

Lançado no início de abril, o Art Transfer é um novo recurso do Google Arts & Culture, que permite aplicar as características de pinturas conhecidas às suas próprias imagens. Para usá-lo, abra o menu Câmera na barra inferior do aplicativo Google Arts & Culture e selecione “Art Transfer”.

Crédito: DivulgaçãoArt Transfer é um novo recurso do Google Arts & Culture, que permite aplicar as características de pinturas conhecidas às suas próprias imagens

Depois de tirar ou carregar uma foto, escolha entre dezenas de obras-primas de artistas como van Gogh, Frida Kahlo, Edvard Munch ou Leonardo da Vinci para transferir esse estilo para a sua imagem. (E enquanto você espera, compartilharemos um fato divertido sobre a obra de arte, caso você esteja curioso para saber um pouco mais sobre sua história.) Para obter mais personalização, use o ícone de tesoura para selecionar qual parte da imagem você deseja que o estilo seja aplicado.

O Art Transfer é alimentado por um modelo algorítmico criado pelo Google AI. Depois de tirar sua foto e selecionar um estilo, o Art Transfer não combina apenas as duas coisas ou simplesmente sobrepõe sua imagem.

Em vez disso, ele inicia uma recreação algorítmica exclusiva de sua foto, inspirada no estilo de arte específico que você escolheu. E tudo isso acontece diretamente no seu dispositivo sem a ajuda da nuvem ou da sua imagem ser processada online. Quando estiver satisfeito com sua imagem, toque em compartilhar para mostrar os resultados como uma imagem ou um GIF.

Art Selfie

A ferramenta trabalha com a tecnologia baseada no aprendizado de máquina, assim, o aplicativo combina sua selfie entre as coleções disponíveis e mostra algumas pinturas que mais combinam com seu rosto.

São mais de 1.600 retratos e obras na plataforma e mais de 500 são peças de museus brasileiros. Você verá os resultados juntamente com uma porcentagem para estimar a semelhança visual de cada obra e seu rosto. E não é só isso, você se diverte, mas também aprende muito. Ao tocar na imagem, dá para descobrir mais informações sobre a obra ou um artista que você nunca ouviu falar.

Compartilhe: