Gol inaugura rampa para clientes com mobilidade reduzida

A Gol começou a usar nesta semana nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, uma rampa exclusiva para embarque e desembarque de clientes com deficiência e mobilidade reduzida.

O equipamento faz parte da preparação da companhia para as Paralímpidas, que começam no dia 7 de setembro, e do investimento em acessibilidade e inclusão e será usado quando a aeronave não estiver posicionada na ponte de embarque, o chamado finger.

Companhia é a primeira no país a oferecer o equipamento em embarque e desembarque remotos

O sistema da rampa é manual e funciona de forma muito semelhante às escadas utilizadas atualmente, sendo acoplada à aeronave no momento do embarque e desembarque. Ela possui ainda tecnologia para abastecimento solar capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

Ainda que a aquisição de equipamentos para embarque de clientes com deficiência seja de responsabilidade das administradoras aeroportuárias, para dar suporte à estrutura acessível dos aeroportos nacionais em que está presente, a companhia conta atualmente com 59 ‘stair tracs’ (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais modernos do equipamento e similares aos stair tracs) e aproximadamente 370 cadeiras de rodas convencionais.

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, máquinas com tradução simultânea para a língua brasileira de sinais, a Libras.

Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A bordo a companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão.