Grupo musical ajuda crianças a sair da rua através da música

Por Lidi Ferreira, da ProjectHub

Instituto Anelo, de Campinas, interior de São Paulo, nasceu com o objetivo de retirar as crianças das ruas e afastá-las da criminalidade através da música. Anelo significa desejo, anseio, vontade, e por isso foi o nome escolhido para batizar a instituto.
Anelo Itinerante em apresentação em Campinas (SP)

Tudo começou em 1997, quando  um grupo de jovens, liderados pelo professor de música Luccas Soares, iniciou uma atuação voluntária no bairro Jardim Florence I. Desde 2000, quando foi oficialmente fundado, o instituto já atendeu 2500 alunos. Hoje, mais de 200 crianças são atendidas em aulas diárias.

E através da união de alunos e professores, surgiu o grupo Anelo Itinerante, um sexteto com triângulo, cavaco, sax, zabumba e sanfona. Com uma composição assim, já deu para perceber o ritmo que embala o grupo.

E é nesta levada de baião que eles vão se apresentar na Virada Cultural de São Paulo, que acontece neste fim de semana, na capital paulista.

No sábado, 21/05, o Anelo Itinerante apresentará uma homenagem ao Luiz Gonzaga, rei do Baião, no Armazém da Cidade, na Vila Madalena (Rua Medeiros de Albuquerque, 270), às 17hs.

O repertório contará com grandes sucessos da carreira de Gonzagão, como  Respeita Januário (Humberto Teixeira), Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e muito mais.

E para entra no clima do forró, a partir das 14h30, também no Armazém da Cidade, vai rolar oficinas gratuitas de dança com o professor Pheliphe Britto, que ensinará os participantes a dar os primeiros passos em ritmos como o sertanejo, samba, salsa e zouk, além do forró.

Instituto Anelo na Virada Cultural
Onde:  Armazém da Cidade, rua Medeiros de Albuquerque, 270
Quando: 21/5 (sábado), às 17h