Habitantes de Londres são os que menos sorriem em selfies

Por Cristina Luckner, da eduK

Os autorretratos são uma antiga mania da humanidade. Van Gogh e Frida Kahlo eram adeptos. O meio mudou, e, as agora chamadas selfies, seguem mais fortalecidas do que nunca.

O fenômeno inspirou Lev Manovich, professor de ciência da computação da Universidade de Nova York a criar o Selfiecity. O projeto reúne, investiga e analisa os estilos de selfies em seis cidades: Bancoc, Berlim, Moscou, Nova York, São Paulo e, mais recentemente, Londres. Quem tira mais selfies? Qual o ângulo mais utilizado? Há mais sorrisos ou caras sérias?

Compilação de selfies em São Paulo: os paulistanos são os mais sorridentes

O Selfiecity revelou alguns fatos curiosos, que vão além de comprovar que os súditos da rainha não gostam de mostrar os dentes. Constatou que as pessoas tiram menos selfies do que aparentam; que as mulheres são as campeãs das selfies e que esse é um hábito dos jovens. São Paulo ganhou destaque em duas categorias. Junto com Bancoc, é a cidade em que há mais sorrisos nas fotos. Em Sampa estão também as poses mais expressivas, especialmente por parte das mulheres. Essas conclusões estão publicadas no site Selfexploratory.

Quer sair bem na selfie? É preciso acertar no ângulo e driblar dificuldades como a pouca luz, por exemplo. Afinal, quantas selfies são necessárias até que uma seja digna de ser postada nas redes sociais? O fotógrafo Alexandre Urch é especialista em tirar fotos incríveis com o celular. Tanto que já ganhou até o prêmio Leica-Fotografe, com um ensaio feito com seu smartphone. Você pode aprender com ele a fazer a selfie perfeita e o melhor, o curso é de graça para quem se inscrever no Natal da Educação, até o dia 24 de dezembro. Inscreva-se e clique-se.

As mulheres dominam as selfies, segundo o Selfiecity

As informações coletadas pelo “Selfiecity Londres” estarão expostas em uma mostra, a “Big Bang Data”, que começa hoje e vai até o dia 28 de fevereiro, na Somerset House, em Londres. Em São Paulo, a mostra aconteceu em julho de 2014.