Holandeses criam tecnologia que usa planta para produzir energia

As energias renováveis, como a eólica, solar e biocombustíveis, podem estar liderando o caminho em termos de captação de energia sustentável. No entanto, pequenas invenções já podem ser consideradas grandes alternativas neste novo ramo energético. Pesquisadores holandeses estão trabalhando na chamada Plant-e, que converte a energia de plantas e bactérias em eletricidade.

Basta água para a tecnologia funcionar. Assim que regadas, as plantas absorvem a energia solar por meio da fotossíntese e resíduos de produtos de reação são entregues a terra alagada. Lá, microrganismos ‘quebram’ o material e liberal elétrons e prótons que são capturados por um ânodo e cátodo para produzirem uma carga elétrica.

Após os testes, os pesquisadores responsáveis pelo projeto já conseguiram implantar o sistema com sucesso na Universidade de Wageningen. Assim como o fornecimento de energia para a área urbana, a tecnologia também foi capaz de recarregar um smartphone.

Embora a técnica tenha sido testa apenas em áreas urbanas e produza uma pequena quantidade de energia por m², a equipe responsável pela invenção tem como principal objetivo fornecer a Plant-e para áreas rurais, desprovidas de energia elétrica.