Homem de 76 anos vai preso por alimentar gatos nos EUA

Por: Redação

O americano David Parton, 76 anos, passou nove dias na cadeia no Texas (EUA) em fevereiro e virou personagem símbolo da campanha de uma ONG. O crime? Alimentar gatos de rua.

Em Gainesville, onde mora, é proibido dar comida a animais abandonados e David tem descumprido conscientemente a regra há dez anos, todos os dias. Após receber multas inúmeras vezes e ter se recusado a pagar cada uma delas, a decisão da Justiça foi a de levá-lo para a prisão.

“Se eu não [alimentasse os gatos], eles iriam morrer de fome”, disse Parton à organização de defesa animal Alley Cat Allies. “Era assim que eu os encontrava: com fome. E ninguém mais se importava.”

Ao ser questionado se iria pagar os US$ 900 de multa, não titubeou: “Oh, não, nem se eu tivesse US$ 1 milhão. Por isso eu fui para a cadeia, eu não iria pagar a multa. Essa lei não está certa”, afirmou ao canal de TV CBS 11 News.

Segundo o prefeito, Jim Goldsworthy, as leis contra alimentação são necessárias para manter o número de gatos de rua sob controle.

“Não só estamos promovendo essas populações de cães e gatos, mas estamos atraindo gambás, guaxinins e todas as outras criaturas que vêm com isso [comida]. Temos uma população relativamente grande de gatos de rua; a alimentação está criando uma explosão dessa população.”

Becky Robinson, presidente da Alley Cat Allies, discorda. “A compaixão não deve ser criminalizada. Gainesville precisa é de um programa que forneça castração e vacinação a toda a população de gatos da cidade. Prender pessoas inocentes é contraproducente e não ajuda em nada a diminuir a população de felinos.”

A ONG, que já lutava contra esse tipo de legislação, ofereceu apoio legal a David e fez uma mobilização nas redes sociais pedindo apoio a cuidadores de gatos da comunidade.

“Deus me disse para continuar alimentando [os gatos] e deixar as consequências para ele”, afirmou David, já em liberdade.

Por QSocial, com informações da CBS 11 News

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.

Compartilhe:

Tags: #gatos