Impressoras 3D já mudam a rotina dos negócios

29/10/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:32

Uma recente visita ao dentista mostrou a Saul Kaplan como o potencial de uso das impressoras 3D já está impactando no cotidiano dos negócios. Autor do livro “The Business Model Innovation Factory” (Wiley, 2012) e colunista da “Harvard Business Review”, Kaplan confessa que às vezes as pessoas têm de sentir esse tipo de inovação de ruptura na pele para prestar atenção nelas.

Sete anos atrás quando foi ao dentista e precisou restaurar um dos seus dentes, ele teve de fazer várias visitas ao consultório, esperar algumas semanas (o tempo do molde do dente ser enviado pelo dentista a um especialista para produzir a peça) para a coroa ficar pronta e gastou um bom dinheiro nesse processo. Enquanto esperou teve ainda que lidar com uma inconveniente prótese provisória.

 
 

Nesta recente visita ao dentista, o diagnóstico mostrou que outro dente de Kaplan necessitava também de uma coroa. A notícia não o deixou nada feliz já que ele imaginou ter de passar pela mesma maratona da vez anterior. Mas sete anos são quase uma eternidade na atual velocidade das inovações tecnológicas.

Desta vez, no lugar de um molde, o dentista de Kaplan colocou sobre o dente com problemas uma câmera digital que enviou a imagem para um computador instalado ali mesmo no consultório. Ele conseguiu ver na tela do computador a imagem do seu dente girando em três dimensões e um programa de design projetando uma coroa rápida e magicamente. Após alguns ajustes no design o dentista simplesmente mandou imprimir. Na outra sala, uma impressora 3D, do tamanho de um forno de micro ondas, esculpiu em dez minutos a nova coroa de Kaplan, que foi colocada permanentemente em sua boca na hora. Ele teve seu problema resolvido em uma única visita e com um custo bem inferior.

 
 

Para Kaplan, às vezes o uso mais interessante de uma inovação tecnológica não é exatamente aquele mostrado em uma sala de demonstração, num show room ou nos vídeos no YouTube. “Os brinquedos de plástico que agora podem ser fabricados sob demanda pelas impressoras 3D podem não significar muito, mas para os dentistas e várias outras profissões, a oportunidade de desenhar e fabricar produtos em seus consultórios, escritórios ou oficinas possibilitadas por esse inovadora tecnologia já está revolucionando os negócios”, escreve Kaplan.

Se você que se interessa por inovação, confira a área de inovação e empreendedorismo da ExpoManagement 2014, onde ocorrerão palestras gratuitas com grandes referências na área.

Para mais informações, clique aqui.