Jovem americana paga faculdade vendendo artesanato online

Ingressar em uma boa universidade é o sonho de milhares de estudantes, mas, na maioria das vezes, o investimento financeiro acaba sendo maior que o orçamento disponível. Para resolver esse problema e arcar com as despesas do curso superior, a jovem americana LeiLei Secor, de 19 anos, abriu uma loja virtual de bijuterias, por meio da qual ela conseguiu arrecadar muito mais que os 40 mil dólares anuais necessários para o pagamento da universidade.

Nas vendas online, as bijuterias representam um dos segmentos mais procurados e lucrativos, sendo que o próprio cenário brasileiro conta com lojas (como esta) que disponibilizam extensa variedade de produtos a preços acessíveis. Nos últimos três anos,  o e-commerce de LeiLei garantiu à jovem mais US$ 100 mil. Os anéis, pulseiras, brincos e colares são feitos pela própria estudante e vendidos por um preço médio das peças é de US$ 10.

LeiLei Secor, 19, recebeu o prêmio de Jovem Empreendedora em 2014

“No verão de 2012, eu decidi transformar um dos meus passatempos favoritos em um negócio. Em 27 de julho, abri minha loja no Etsy para as joias artesanais. [O site] Designed by Lei fez com que eu me apaixonasse pela arte da joalheria e pelo espírito empreendedor”, afirma a jovem em seu site.

Em 2014, os negócios online renderam à americana o prêmio de Jovem Empreendedora do Ano, concedido pela Federação Nacional de Negócios Independentes.

E-commerce no Brasil

O segmento de vendas online está em ascensão no país devido ao baixo custo para se abrir uma loja virtual em comparação com o capital necessário para iniciar um estabelecimento físico. Além disso, a abrangência do negócio é outro diferencial, já que é possível enviar um produto a qualquer parte do mundo.

Segundo o Webshoppers, relatório semestral que analisa a evolução do comércio eletrônico, os segmentos de moda e acessórios são responsáveis por grande parte das vendas online.

Atualmente, há um investimento pesado em ações online para conquistar novos clientes, trazendo maiores lucros e vendas às empresas que trabalham em parceria com o meio digital. O e-commerce brasileiro ainda está em um processo de amadurecimento, mas a tendência é de que cada vez mais lojas migrem para o meio virtual.