Jovens criam comunidades sustentáveis como solução à crise econômica
Enquanto governos, bancos e organizações mundiais buscam uma solução para a grande crise econômica que se instalou na Europa, os habitantes dos países mais afetados tentam encontrar formas para viverem melhor e com menos dinheiro.
E foi assim que quatro jovens gregos criaram a comunidade sustentável Free and Real, sigla para a Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado).
- Arquiteta cria luminária de água salgada para comunidades sem luz
- Christiania, a comunidade alternativa de Copenhague
- Costa Rica, de comunidades sustentáveis a lanches vegetarianos
- Comunidades alternativas sustentáveis surgem como opção à crise grega
Fundada há três anos na ilha de Evia, a comunidade é uma sociedade alternativa formada por dez moradores fixos e mais de cem que residem no local durante alguma parte do ano. Na Free and Real, todos se alimentam da comida produzida pelas próprias mãos.
Não existe energia elétrica e as casas em que eles vivem são cabanas comunitárias também construídas pelos próprios moradores. Todo o excedente da produção é trocado em um vilarejo próximo por produtos de que necessitem.
A ideia para construir a comunidade sustentável foi criada em 2008 em um fórum pela internet. Com o aprofundamento da crise econômica em 2010, o estilo de vida alternativo no país tem sido mais procurado e implantado na Grécia.
A ideia é que na Free and Real os interessados procurem a comunidade para aprender técnicas de vida sustentáveis e dominar assuntos sobre a agricultura orgânica.