CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Jovens desenvolvem luva de acessibilidade remota de dispositivos

Por: Redação

Estudantes do curso de engenharia" data-gtm-event-label="https://catracalivre.com.br/brasil/?s=engenharia">engenharia de controle e automação do instituto-maua-de-tecnologia" data-gtm-event-label="http://maua.br/">Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram uma luva que permite a acessibilidade remota de dispositivos eletrônicos.

Jovens desenvolvem luva de acessibilidade remota de dispositivos eletrônicos

A invenção, inspirada no mercado de tecnologias “wearables”, é feita para situações em que o controle à distância torna-se algo necessário, seguro ou simplesmente conveniente. Assim como relógios, óculos e outros acessórios desse tipo, o produto proporciona portabilidade e facilidade do uso.

Instituto Mauá de Tecnologia

Ele é capaz de transformar gestos da mão de uma pessoa em comandos para outros dispositivos eletrônicos. Os gestos são identificados por sensores “flex” e um giroscópio que se encontram acoplados à luva. São enviados por meio de sinais a um microcontrolador, que recebe e transforma a informação em um comando programado, enviando esses dados via bluetooth ao dispositivo que executa o comando solicitado.

Os alunos responsáveis foram Giuliana Pasqualini, Jonathan Saravalle, Rodrigo Tanure e Matheus Antunes, sob orientação do professor Wanderson Assis.

A Control Glove será apresentada na 23ª edição do Eureka, evento que reúne trabalhos de conclusão de curso altamente inovadores das áreas de engenharia, administração e design. O Eureka acontece no campus de São Caetano do Sul do instituto, de sexta-feira a domingo (27 a 29), das 14h às 20h30. O evento é aberto ao público.

Compartilhe: