Livro conta histórias de amor e superação de garis nas ruas de SP

Por: Redação

Airton tinha uma floricultura, mas foi como varredor que conseguiu a liberdade que procurava. Quitéria limpava vias quando conheceu o grande amor de sua vida. Fils deixou o Congo e conseguiu no Brasil uma nova oportunidade.

Trabalhadores da INOVA que contam suas histórias no livro
Trabalhadores da INOVA que contam suas histórias no livro

Essas são alguns casos de amor, amizade e superação de trabalhadores da limpeza urbana que estavam escondidos nas ruas de São Paulo. Agora, elas ganham vida com a publicação de “Histórias de Gente, Histórias da Gente”.

A obra de 52 páginas será lançada amanhã, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Idealizada e realizada pelo Infinito Cultural, ela traz relatos de 20 profissionais da INOVA, empresa responsável por parte dos serviços de limpeza urbana da capital paulista.

O prefácio coube ao escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, autor de telenovelas como “Amor à Vida” e “Verdades Secretas”, ambas veiculadas pela Globo. No texto, ele conta como descobriu que uma de suas primas havia se tornado gari.

Trabalhadores da INOVA contam suas experiências em livro
Trabalhadores da INOVA contam suas experiências em livro

“Fiquei surpreso, não nego”, escreve ele, após ver a foto da prima em uma postagem no Facebook. “Lá estava ela, de uniforme e um sorriso no rosto.” Provocador, Walcyr questiona: “A sociedade é construída por quem trabalha. Ainda há um certo preconceito contra os que exercem as tarefas manuais, os mais humildes. Vamos dizer que não?”.

A publicação do livro, continua ele, “vem resgatar essas vidas”. “Mostra como, por dentro de um uniforme colorido, há sentimentos, sonhos. Futuros.”

E finaliza com o contato com a prima, feito pela rede social. O final da história? Está no livro, que permanecerá disponível também pela internet, no site da INOVA.

Por QSocial

Compartilhe: