Livro traz brinquedos e brincadeiras inclusivos

Incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados para crianças com deficiência é o objetivo do livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos”, lançado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.

A publicação de 148 páginas traz em linguagem simples o passo a passo para adaptar 43 brinquedos _ como boliche, cai-não-cai e jogo da memória _ e 25 brincadeiras _ como adoleta, telefone sem fio e o mestre pediu _ para estimular qualquer pessoa a criar, aprender e ajudar crianças de todas as idades a desenvolver suas capacidades.

A confecção é feita com materiais recicláveis e de baixo custo e pode ser realizada em casa. “Estimular o brincar, desde a produção do brinquedo até o exercício da brincadeira propriamente dita, é proporcionar bons momentos de diversão, lazer, estímulos sensorial e criativo, e interação social”, diz Mara Gabrilli.

De uma forma lúdica, as crianças desenvolvem características como criatividade, inteligência, imaginação, agilidade, coordenação e autonomia. “No caso da criança com deficiência, o despertar dessas habilidades é fundamental para um futuro autônomo.”

Por QSocial