Maquete virtual de rodoviária é apresentada no Brasil

Por: Redação

Uma maquete digital em 360° feita a partir de realidade virtual (ou VR, do inglês “virtual reality”) permite ao cliente interagir e explorar o projeto sob diferentes perspectivas. A ideia foi desenvolvida para a Moega Rodoviária, localizada no terminal de Rondonópolis (MG).

Realidade virtual está sendo utilizada para projetos de engenharia no Brasil

O projeto, da empresa de engenharia LPC Latina e da companhia de tecnologia da informação Construtivo, foi apresentado durante a última Intermodal South America, que aconteceu em São Paulo em abril.

Segundo a LPC, a maquete virtual possibilita apresentar um projeto para diferentes públicos, e não somente engenheiros e técnicos.

O próximo passo dos idealizadores é investir em projetos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling), também desenvolvidos em 3D. Esses modelos são mais explicativos, fáceis de assimilar e realistas.

As propostas em BIM procuram sincronizar todas as partes do planejamento de uma construção, reunindo dados produzidos pelos profissionais envolvidos em diferentes processos –ou seja, a técnica disponibiliza informações mais detalhadas.

Realidade virtual está sendo utilizada para projetos de engenharia no Brasil

“Com a ferramenta BIM, é possível detectar interferências, tornando o processo de revisão de documentos mais simplificado e confiável”, explica Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

Compartilhe: