Médico brasileiro leva atendimento humanizado a moradores de rua

Por: Redação

O médico brasileiro Mário Vicente Campos fez das ruas uma extensão de seu próprio consultório para levar atendimento a quem mais precisa. Ele também criou uma ONG para auxiliar a população sem-teto, mas que já ampliou o atendimento.

Médico brasileiro leva atendimento humanizado a moradores de rua pelo país e cria ONG

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

De acordo com informações do site Razões para Acreditar, o neurologista fez uma especialização nos Estados Unidos após se formar e, quando voltou ao Brasil, passou lecionar em uma universidade de São Paulo. Foi quando surgiu a ideia de criar a ONG Médicos de Rua, que nasceu em 2015.

No começo, Campos trabalhava sozinho. “Começaram a aparecer alunos e mais alunos”, relembra. “Hoje triamos cerca de 1.000 pessoas por ação e tratamos de cerca de 100 a 150.”

Médico brasileiro leva atendimento humanizado a moradores de rua pelo país e cria ONG

Atualmente, a organização atende moradores de rua em São Paulo, Recife, Itajubá e São José dos Campos. Curitiba é o novo local de auxílio. A ação é feita durante um domingo por mês e envolve também a oferta de refeições. Os medicamentos prescritos são pagos pelos próprios voluntários. Se necessário, os pacientes são encaminhados ao hospital onde Campos trabalha, para dar continuidade ao tratamento.

A partir do projeto, surgiram outras iniciativas: o Doutores Brinquedos (atendimentos para crianças), o Veterinários de Rua e o Mulheres sem Medo (voltado a mulheres, para prevenção da violência e planejamento familiar).

Leia a reportagem completa no Razões para Acreditar

Compartilhe: