Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Menina que nasceu sem nariz vai ganhar prótese impressa em 3D

A irlandesa Tessa Evans, de apenas dois anos de idade, nasceu sem nariz devido a uma condição rara, chamada arinia congênita completa. Mas, em breve, ela receberá uma prótese confeccionada de acordo com as medidas de seu crânio. O nariz será substituído no decorrer dos anos, acompanhando o crescimento da menina.

De acordo com o jornal espanhol “El Mundo”, o médico Jonathan Britto, do Great Ormond Street Hospital de Londres, disse que “o nariz não terá sua função natural como via respiratória, mas ao menos dará um bom resultado estético. Com o novo método, e devido a um novo implante em cada idade de crescimento, conseguiremos a expansão do tecido. Os orifícios nasais não serão reais, mas tatuados, no entanto, a aparência será de um nariz normal”.

A garota é um dos 47 casos de pessoas que nasceram sem nariz ao redor do mundo. Quando nasceu, ela precisou ser entubada e se alimentava somente com soro, mas, com o passar dos anos, aprendeu a respirar pela boca e a levar uma vida com menos dificuldades.

Para fazer o implante, a prótese foi colocada embaixo da pele através de uma incisão no coro cabeludo, sem deixar cicatrizes no rosto – ao contrário de métodos anteriores. As trocas do nariz artificial são feitas até que a criança ganhe o nariz definitivo.

Via “O Globo