Minas Gerais promove programa de aceleração de startups

O movimento do empreendedorismo, que no Brasil cresceu 44% nos últimos dez anos, segundo a pesquisa da Endeavor, tem ganhado cada vez mais força e incentivo no Estado mineiro. O SEED (em inglês para Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups), criado em 2012 pelo governo estadual, quer transformar Minas Gerais no maior polo de inovação da América Latina.

A iniciativa busca empreendedores do Brasil e do mundo e oferece suporte financeiro e educacional para os selecionados. “Apoiamos pessoas físicas, com ideias e brilho nos olhos”,  diz Leandro Campos, gerente do programa.

Em fevereiro deste ano, foi finalizada a segunda rodada de inscrições para aceleração. Diferente da primeira edição, onde prevaleceram empresas focadas no segmento de comércio eletrônico, TI e tecnologia móvel, a segunda turma apresentou iniciativas também em educação, soluções energéticas, biotecnologia e recursos naturais.

A cada etapa, são selecionadas 40 propostas de negócios, que recebem, ao longo de seis meses de aceleração, investimento de até R$ 80 mil, mentoria para o desenvolvimento do negócio, acesso a um espaço compartilhado e conexão com uma comunidade global de empreendedores. Para isso, as startups precisam ter entre dois e três sócios, todos maiores de 18 anos e com disponibilidade para morar na capital mineira. Aos estrangeiros, são oferecidos facilitação no visto, com dois anos de permanência no Brasil.

Em Belo Horizonte, a cidade escolhida para abrigar o programa, a cultura empreendedora fez nascer o “San Pedro Valley”, uma alusão ao Vale do Silício, na Califórnia. “O bairro de São Pedro reúne mais de cem startups, algumas com investimento internacional. Os empreendedores sempre costumam se reunir em bares e cafés do local, e por isso saiu esse termo que pegou e hoje é referência quando falamos de inovação no Estado”, conta Campos.

Os interessados em participar das próximas edições devem acompanhar a abertura de novas turmas no site www.seed.mg.gov.br.