Nasa descobre oito planetas em áreas ‘habitáveis’

Por: Redação

Cientistas da Nasa, a partir de dados do telescópio espacial Kepler, encontraram oito pequenos planetas em áreas habitáveis além do Sistema Solar. De acordo com a agência espacial norte-americana, eles teriam temperatura e outras condições para abrigar vida.

A busca ocorreu a partir de 554 candidatos à planeta. Seis deles são quase do tamanho da Terra com distâncias de suas estrelas (por onde fazem suas órbitas) semelhantes à que existe entre a Terra e o Sol. Três planetas são provavelmente feitos de rocha.

Reprodução/Nasa
Ilustração mostra os novos exoplanetas em comparação com a Terra

Para a Nasa, “cada resultado do Kepler é passo importante para responder à questão de saber se estamos sozinhos no universo”.

A agência espacial norte-americana explica que, para determinar se um planeta é feito de rocha, água ou gás, os cientistas devem conhecer o tamanho e massa. Quando a sua massa não pode ser determinada diretamente, os cientistas podem inferir com base no seu tamanho.

Nasa/Divulgação
O telescópio espacial Kepler foi lançado em 2009 e já pesquisou mais de 150 mil estrelas e mais de mil planetas

Dois dos planetas rochosos validados têm tamanhos e estruturas muito semelhantes à Terra. Ocorre que estão bem longe. O Kepler-438B fica a 475 anos-luz de distância e é 12% maior que a Terra. Já o Kepler-442b está a 1.100 anos-luz de distância, e é 33% maior que o nosso planeta. ”

Portal EBC

Compartilhe:

Tags: #Nasa