Últimas notícias:

Loading...
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Alunos usam novas tecnologias para inventar ‘óculos do futuro’

Por: Redação

Quatro estudantes da Marlboro Middle School, em Nova Jersey (EUA), criaram os “óculos do futuro“. A invenção é interativa e auto-ajustável para melhorar ainda mais a visão. O projeto ganhou um prêmio na competição ExploraVision em 2014.

Estudantes dos Estados Unidos usam novas tecnologias para inventar os ‘óculos do futuro’

Os alunos usaram uma combinação de tecnologias avançadas para detectar problemas de saúde e aumentar a visão regular, incluindo lentes que usam corrente elétrica para ajustar a refração e sensores de alta definição para escanear o interior do globo ocular em busca de sinais de doença.

As lentes dos iGlasses (como o invento foi batizado) são feitas de um cristal que ajusta a refração com base na corrente elétrica. Eletrodos na armação aplicam corrente ao cristal na lente. Sensores varrem a distância até a retina e detectam anormalidades no olho.

Estudantes usam novas tecnologias para inventar ‘óculos do futuro’, que detecta doenças

A tecnologia de foco automático ativa envia um sinal de radiação infravermelha para fora. Com base no feixe refletido, o item avalia a distância até o objeto que está sendo visualizado. Sensores rastreiam o movimento da íris para determinar o que o usuário está olhando. Isso permite que os iGlasses determinem onde focar.

Além disso, os óculos usam a tecnologia Oled –famosa devido aos novos aparelhos de TV– inserida nas lentes. Por fim, uma câmera voltada para fora registra o ambiente e fornece visão aumentada. Um microprocessador analisa e armazena todos os dados dos sensores, ajusta as lentes e fornece o conteúdo de visão aumentada em tempo real.

Para saber mais sobre os “óculos do futuro”, clique aqui.

Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.

Com informações do Mashable

Compartilhe: