Perfil no Instagram reúne músicos de rua do mundo todo

Por Lidiane Ferreira, da ProjectHub

O que um violinista em uma estação de metrô em Moscou e uma banda que toca nas ruas do Rio de Janeiro têm em comum? Eles e mais 1000 músicos estão no StreetMusicMap, um perfil colaborativo no Instagram que serve como vitrine gratuita para músicos de rua do mundo todo.

Este line-up das ruas surgiu em 2013, quando o jornalista brasileiro Daniel Bacchieri começou a filmar músicos de rua em São Paulo para publicar os vídeos em sua conta pessoal. Os amigos compartilharam a ideia e os artistas passaram a ser o principal tema de suas postagens. ”A partir desse ponto, o meu projeto pessoal tornou-se uma colaboração”, diz.

Hoje, com a ajuda de mais de 700 colaboradores pelo mundo, o StreetMusicMap já conta com vídeos de apresentações pelas ruas de 82 países.

E com o objetivo de se transformar no maior canal de divulgação de músicos de rua, o projeto ganhou mais um espaço. O álbum StreetMusicMap Vol.1 – Live at O.bra Festival, que acaba de ser lançado no Spotify, é a primeira coletânea ao vivo com bandas de rua do Brasil. O trabalho reúne apresentações que ocorreram no Largo do Arouche, em São Paulo, no ano de 2015.

O disco também está disponível nas plataformas Google PlayDeezeriTunesTidalRhapsody e Groove. Aperte o play:

Músicos e fãs podem ajudar na construção do mapa. Para quem quiser, basta enviar vídeos de 15 segundos para video@streetmusicmap.com, ou incluir a hashtag #streetmusicmap ao publicar o vídeo em redes sociais. É  importante identificar o nome do artista/grupo e o endereço onde a gravação foi realizada (rua, cidade, estado e país). E, sempre que possível, incluir as contas em redes sociais – tanto do músico quanto do responsável pela filmagem.