Pesquisa ‘recria’ mapa do mundo a partir de estereótipos culturais

Para algumas pessoas, os estereótipos são uma forma eficiente de organizar o mundo, com suas diferentes culturas e nações. Interessada em mapeá-los, a JWT Intelligence, núcleo de pesquisa e inteligência da agência de publicidade JWT, desenvolveu um estudo com mais de seis mil pessoas, maiores de 18 anos, de 27 países.

A pesquisa, denominada “Personality Atlas”, resultou em dois novos mapas do mund: o primeiro, “Stereotype Map”, baseado na forma como a população mundial enxerga determinados países. O segundo, denominado “Introspection Map”, retrata a forma como os próprios países se veem.

No levantamento, o povo brasileiro é descrito pelos gringos como carismático, contente, bem-humorado e divertido, e também como receptivo e apaixonado. Já os brasileiros se consideram bem-humorado, divertido e um pouco decadente, mas também receptivo e um pouco heroico.

De acordo com a JWT, objetivo dos mapas é mostrar quais países se aproximam em questão de personalidade, mesmo que suas reais fronteiras estejam distantes.

Via Portal Adnews