Pesquisadores do ITA criam robô controlado por movimento das mãos

Por: Redação

Pesquisadores do Centro de Competência em Manufatura do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), criaram um robô controlado pelo movimento das mãos. Essa e outras invenções serão apresentadas na Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura), que acontece nesta semana em São Paulo.

Robo controlado pelo movimento das mãos – (Foto: Divulgação)

Para produzir essa nova tecnologia, eles adaptaram o robô a partir do sensor de movimento “Kinect”, usado no videogame Xbox. Também utilizando robôs, os cientistas desenvolveram outros projetos, como um simulador de voo, um sistema de montagem de grandes estruturas e outro de guiagem de robô pelo toque do operador.

Simulador de voo - (Foto: Divulgação)
Simulador de voo – (Foto: Divulgação)

Durante o evento, os visitantes terão oportunidade de controlar um robô de dois metros de altura apenas com as mãos. A tecnologia estará disponível no stand M298 do ITA, em parceria com a Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura.

Robô controlado pelo movimento das mãos - (Foto: Divulgação)
Robô controlado pelo movimento das mãos – (Foto: Divulgação)

A Feimafe ocorre de 18 a 23 de maio, das 10h às 19h, de segunda a sexta, e das 9h às 17h, no sábado, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana).

Veja mais sobre as inovações que serão expostas pelos pesquisadores durante a feira.

Assista ao vídeo de apresentação do stand do ITA:

Compartilhe: