Plataforma une voluntários a projetos sociais durante a pandemia

O Transforma Brasil intensificou suas ações e auxiliou mais de 400 mil famílias através de 2.500 projetos sociais.

Por: Redação

No Brasil, 4,3% da população pratica algum trabalho voluntário, mesmo que de maneira individual. O número é inversamente proporcional ao dos Estados Unidos, onde pelo menos 20% dos americanos são comprometidos oficialmente com ações voluntárias.

Muitas pessoas querem se engajar, mas geralmente não sabem nem por onde começar.

voluntários
Crédito: DivulgaçãoPlataforma une voluntários a projetos sociais durante a pandemia

Diante desta realidade a plataforma “Transforma Brasil” cruza os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda.

A iniciativa foi criada pelo empreendedor social Fábio Silva, que, em 2014, foi capacitado pelo Departamento de Estado Americano para desenvolver iniciativas sociais no Brasil.

Na época, líderes sociais de vários países em desenvolvimento passaram 40 dias nos Estados Unidos conhecendo os programas da agência nacional de voluntariado, que oferece uma série de benefícios para aqueles que tem algum tipo de engajamento, como pontuação diferenciada em provas de concurso público e prioridade no ingresso em universidades.

Crédito: Divulgação O Transforma Brasil auxiliou mais de 400 mil famílias durante a pandemia

Fábio implantou em Recife (PE), sua cidade natal, a primeira versão da plataforma, reconhecida e premiada pela ONU-Habitat, como um projeto que ajuda na melhoria da qualidade de vida nas cidades.

A ferramenta digital cruza as vagas disponíveis das ONGs de todo o país e liga às pessoas de diversas profissões, que cadastram sua disponibilidade para serem voluntárias.

Com o apoio de parceiros, a iniciativa fomenta o voluntariado no Brasil.

“As pessoas querem dedicar parte do seu tempo a alguma causa ou propósito, mas nunca houve o ‘cardápio’ de opções e nem o incentivo para isso. Agora, quem já tem o desejo de se dedicar voluntariamente a alguma instituição, vai saber onde pode ser útil e ter benefícios para fazer isso”, conta Fábio.

Pandemia

A pandemia trouxe uma realidade ainda mais difícil para a população vulnerável.

O Transforma Brasil intensificou suas ações e auxiliou mais de 400 mil famílias através de 2.500 projetos sociais.

Compartilhe: