Primavera é melhor época para replantar orquídeas em árvores

Orquídea enraizada em tronco de árvore na Marginal Pinheiros, em São Paulo[/img]

Mas atenção: não são todas as orquídeas que podem ser plantadas em árvores, somente as epífitas, que buscam no tronco um suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. E o início da Primavera, no dia 22, é a melhor época para isso. “É o fim da seca e quando as plantas voltam a vegetar”, explica o especialista.

A escolha da árvore, que não pode ser a do tipo que solta a casca do tronco, é muito importante: “Deve-se analisar a luz que a copa deixa passar até o ponto em que a orquídea vai ser amarrada, porque a maioria gosta de muita luz, mas não tolera o sol direto”.

O primeiro passo é desenvasar, retirando o substrato com cuidado, para não machucá-la. “Vemos muitas orquídeas plantadas em árvores com substrato porque as pessoas imaginam que ele, de alguma forma, vai ajudar a manter a planta hidratada, mas o correto é amarrar sem, para que a planta enraíze na árvore e não no substrato.”

Para fixá-la no tronco, Marconi recomenda linha de costura de algodão _boa para fixar, fácil de manusear e biodegradável. “Ela deve ficar firme”, orienta, “mas deve-se ter cuidado com as raízes e os novos brotos, porque são muito delicados”.

E como saber se o replantio deu certo? “Observando o vigor das folhas e o enraizamento. “Somente porque ela floriu não significa que está saudável”, pontua o orquidófilo, que fez um vídeo ensinando a técnica.

Por QSocial