Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Privada tecnológica transforma dejetos em energia e água limpa

Por: Redação

Pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, desenvolveram uma privada que transformar os dejetos em energia e água limpa.  Batizada de “Nano Membrane Toilet”, o projeto pode ajudar a melhorar as condições de bilhões de pessoas que não têm acesso a saneamento básico.

O equipamento levou três anos para ser desenvolvido e tem apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. O dispositivo tem baixo custo e não precisa se conectar a redes de esgoto.

Seu funcionamento é simples. Após usar o sanitário, o usuário precisa apenas fechar a tampa para que uma verdadeira mágica aconteça. Um mecanismo de rotação no fundo do vaso destina os resíduos a uma câmara de sedimentação, processo que bloqueia também os odores.

Em seguida, uma membrana nanotecnológica filtra os dejetos, separando as moléculas de água do restante dos resíduos. Esta etapa evita a proliferação e contaminação causada por agentes patogênicos.

A água vaporizada, então, segue através de uma câmara revestida com nanoesferas hidrofílicas, que ajudam a condensá-la e a cair em um reservatório inferior. Essa água residual pode ser usada na limpeza ou na irrigação agrícola.

Os resíduos sólidos são direcionados a uma segunda câmara, onde podem ser incinerados para a produção de energia, usada para manter o próprio sistema ou abastecer pequenos dispositivos móveis. As cinzas residuais desse processo podem ser usadas como fertilizantes naturais.

Com informações do CicloVivo

Compartilhe: