Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Projeto desvenda segredos de dez cidades paulistas

Iniciativa reúne time de análise de big data e jornalismo de dados para trazer novo olhar do interior paulista

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Descobrir e revelar histórias e personagens inusitados de dez importantes cidades do estado de São Paulo. Essa é a proposta do projeto Os Movimentos das Cidades, iniciativa lançada no final de agosto que promete ser uma verdadeira aula de geografia e história.

A iniciativa é do Grupo CCR e do jornalista e influenciador digital Marcelo Tas, em parceria com time de especialistas em big data e em jornalismo de dados;

cidades paulistas
Crédito: Reprodução/YouTube Projeto com Marcelo Tas desvenda segredos de dez cidades paulistas

O projeto vai mostrar também como a infraestrutura de mobilidade existente hoje no entorno desses municípios tem papel estratégico na sua formação e na sua relevância socioeconômica.

Os conteúdos gerados pelo Virtù News serão apresentados em formato de vídeo, podcast, editoriais e nas plataformas digitais do Grupo CCR e de seus parceiros. Além de Barueri, fazem parte desta primeira etapa do projeto histórias e personagens das cidades de Campinas, Sorocaba, Louveira, Osasco, Tatuí, Avaré, Itapeva, Águas da Prata e Bragança Paulista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marcelo Tas 👽 (@marcelotas) em

Alguns dados preliminares que já são possíveis observar demonstram, por exemplo, como a cidade de Campinas tem papel central na produção científica brasileira.

A cidade, que está a 100 quilômetros da capital paulista, é atualmente responsável por 15% da produção científica do país, gerando inovação em diversas frentes por meio de estruturas como o maior acelerador de partículas do hemisfério Sul, o Sirius – infraestrutura relevante para pesquisa básica não só para o Brasil, mas também para o mundo.

Já Sorocaba, outro efervescente polo industrial e tecnológico – também chamada de a Manchester Brasileira –, revelou-se uma das cidades com melhor qualidade de vida no estado de São Paulo

“A série trata da história desses municípios pelo viés da mobilidade e inovação. Estou aprendendo muito sobre as fascinantes e pouco conhecidas origens das cidades que pensava que conhecia. Vamos encarar com bom humor a ignorância que ainda existe sobre o interior de SP”, diz Marcelo Tas.

Compartilhe: