Projeto ensina a criança a conhecer o mundo por meio da literatura

Oficinas de contação de histórias, de teatro e de ilustração integram a proposta do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP)

Por: Redação

Conhecer o mundo por meio da literatura é o objetivo do Projeto Biblioconexões, que propõe a estudantes o estreitamento do laço com a literatura e a ampliação do conhecimento de novos autores.

O projeto é desenvolvido com os alunos da educação infantil 2 ao 5° ano do ensino fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP).

Por meio de oficinas de contação de histórias, teatro, ilustração e as mais diversas apresentações, as crianças têm contato com a literatura e são incentivadas a ver o mundo de forma mais abrangente.

Crédito: Divulgação Oficinas de contação de histórias, de teatro e de ilustração integram a proposta do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP)

“É assim que, desde cedo, nossos pequenos começam a desenvolver uma visão de mundo muito mais ampla. Neste ano, homenageamos o autor André Luiz Oliveira, nascido em Ribeirão Preto”, conta a bibliotecária do colégio, Daniella Santos.

E foram muitas as experiências. Os alunos dos 4ºs anos, por exemplo, participaram de uma oficina de ilustração e criação de um livreto com o ilustrador e designer gráfico Lucas Busatto, que foi responsável pela ilustração do livro “Ora sim, ora não…ora, ora!”; de André Luís Oliveira; “Rodopiando na Poesia”, de Marciano Vasquez e André Luís Oliveira, e “Poeminhas Radicais”, de Alexandre Azevedo e André Luís Oliveira.

Oficinas de contação de histórias, de teatro e de ilustração integram a proposta do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP)

Os estudantes também participaram da contação da história “Dani Down, um menino legal”, de André Luís Oliveira, realizada pela contadora de histórias Fabiana Massi, no teatro do colégio. Além disso, o projeto Biblioconexões proporcionou aos alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental um encontro com o autor homenageado deste ano. Eles puderam conversar com o próprio autor sobre suas vivências literárias das últimas semanas.

“O Biblioconexões é uma iniciativa pedagógica que tem como eixo a literatura, a arte, o ambiente e a prática de ações para ampliar as significações de ver e estar no mundo. Estamos muito felizes com os resultados deste projeto que contribui muito para desenvolver conhecimento de nossos alunos”, diz Daniella.

Compartilhe: