Publicitário espalha corações feitos a mão por ruas de São Paulo
Distribuir corações costurados um a um pela gigantesca São Paulo, como brinde a quem presta atenção por onde passa. Gentil e bacana, não? Pois é isso o que faz o projeto Pulsa SP, criado pelo publicitário Felipe Katsuragawa Oliveira, de 28 anos.
Em cada coração, feito por ele mesmo, vai uma etiqueta para não deixar dúvidas: “Pode levar! Entregue para alguém que faça o seu coração pulsar!”
Nascido em Bragança Paulista, os olhos de Felipe brilham mesmo é por São Paulo, onde mora há sete anos e meio. Por isso, ao perceber o movimento da população em reocupar espaços públicos e “dar novos significados para a relação com a cidade”, como ele diz, resolveu criar sua própria intervenção.
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança a diferentes pontos de São Paulo
- 10 mirantes de tirar o fôlego no litoral norte de São Paulo
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Mulher intersexo, negra, travesti, HIV positiva e CoVereadora de São Paulo
“Queria que fosse simples e algo que eu mesmo pudesse fazer. Me lembrei da ação ‘Aqui bate um coração’, que espalhou corações pelas estátuas da cidade, então veio a ideia de fazer corações de tecido e espalhar por São Paulo”, conta.
Depois de ter a ideia aprovada por amigos, ele começou a costurar os corações e a distribuí-los, ao menos um por dia, durante a semana, e mais alguns aos sábados e domingos. Primeiro, em seu trajeto diário. Depois, ampliou o escopo, procurando não repetir ruas.
“A ideia é espalhar cada vez mais corações e tentar abranger o máximo de regiões. Quando tem algum evento em local público, tento sempre que possível deixar alguns também.”
Cada coração leva cerca de 15 minutos para ficar pronto, diz ele, que aprendeu a costurar o básico com a mãe ainda criança.
“O principal objetivo do projeto é tornar melhor o dia das pessoas. Se alguém encontra o coração pelo caminho e fica feliz, isso me deixa feliz também”, avalia.
E emenda: “Tenho percebido que as pessoas muitas vezes não prestam atenção nos lugares por onde passam. Então acredito que o projeto pode servir para chamar a atenção das pessoas para olharem com mais carinho os espaços públicos”.
Ficou com vontade de ganhar um coração? Todos os dias o Felipe diz onde eles estarão, pelo Instagram, no perfil @pulsa.SP.
Por QSocial