Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Recife ganha primeiro ‘shopping social’ do mundo

Espaço reunirá diferentes iniciativas que fazem parte do ecossistema da organização em um imóvel de quatro andares

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O projeto Transforma Brasil, movimento que tem como objetivo estimular o voluntariado no país, vai lançar em abril o primeiro shopping social do mundo. Localizado no centro do Recife (PE), espaço reunirá diversas iniciativas e projetos cadastrados na plataforma da organização, oferecendo produtos e serviços de impacto positivo à sociedade.

Para isso, o Transforma Brasil busca empresas para apoiar e ajudar a viabilizar o shopping. Os primeiros parceiros para a iniciativa são Moura Dubeux, Neoenergia e Iquine.

shopping social
Crédito: Divulgação Transforma Brasil cria primeiro shopping social do mundo

Além de atuar como uma plataforma de conexão entre voluntários e organizações sociais cadastradas em sua plataforma online, o  Transforma Brasil também desenvolve uma série de ações de impacto positivo para organizações públicas e privadas.

A novidade, idealizada pelo empreendedor social pernambucano Fábio Silva, tem como objetivo gerar visibilidade e renda para essas organizações, além de promover uma aproximação entre elas e estimular a geração de novos projetos e negócios sociais. A iniciativa também será focada em atender a comunidade do Pilar, região com IDH mais baixo do município.

shopping social
Crédito: Divulgação 

O shopping funcionará na Rua do Bom Jesus, eleita uma das ruas mais bonitas do mundo pela revista Architectural Digest, em um prédio de 2,8 mil m², doado pela Prefeitura de Recife e localizado no Recife Antigo, região central da capital pernambucana. O empreendimento passará por reformas, com orçamento aproximado de R$ 3 milhões, custeados pela iniciativa privada.

O local também funcionará como um espaço aberto para a comunidade do entorno com cursos, oficinas, atividades de geração de renda e educação. O Porto Social, parceiro do Transforma Brasil em Recife, capacitará as iniciativas e empreendedores sociais no prédio. A expectativa do movimento é expandir a iniciativa para outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

shopping social
Crédito: Divulgação 

“O shopping social é uma forma de aproximar o universo dos projetos e produtos sociais da sociedade civil, criando uma relação de benefícios mútuos para as duas pontas – as organizações que conseguirão expor seus projetos e produtos de forma mais assertiva, gerando renda para as organizações e famílias atendidas, e os clientes, que terão a oportunidade de se envolver e conhecer de perto inúmeros trabalhos de impacto positivo desenvolvidos em todo o país”, explica Fábio Silva, fundador do Transforma Brasil.

O shopping social do Recife terá dezenas lojas, além de projetos de impacto social. Também haverá áreas comuns como praça de alimentação e salas de reunião.

Compartilhe: