Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

SP ganha mega grafite às margens da Marginal Pinheiros

Painel com 120 m² de extensão é um dos maiores da cidade e foi idealizado em tempo recorde

Por: Redação
Ouça este conteúdo

São Paulo ganhou recentemente  um dos maiores painéis horizontais de grafite da cidade. Com um total de 480 m² -dos quais 120 m somente de extensão-, a obra fica plena Marginal Pinheiros, na altura da ponte do Jaguaré, zona oeste.

A curadoria leva a assinatura do artista Alessandro Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Box. Morador da comunidade do Jaguaré, ele contou com a assistência da esposa Aline Soto, que também é uma das responsáveis do Canto da Arte, espaço cultural para jovens da região mantido pelo casal.

 grafite
Crédito: DivulgaçãoO painel de grafite foi idealizado pelo artista Box e sua esposa, Aline Soto, em tempo recorde

Para concluir o muro, os dois levaram 20 dias, que correspondem a 140 horas de dedicação. No total, foram consumidos 150 litros de tinta.

O muro grafitado tem um apelo sustentável. O espaço traz a fauna e flora brasileira em alusão ao meio ambiente, com figuras geométricas e homenagens à cidade aniversariante. A ideia de diversificar os temas surgiu diante da grande área escolhida para realização das pinturas. “O local é muito grande e, assim, foi possível trabalhar bem nos assuntos, que envolvem a área de atuação da apoiadora e sobre o município”, contou.

grafite
Crédito: DivulgaçãoProjeto de grafite com 120 m² de extensão é um dos maiores da cidade e foi idealizado pelo artista Box.

A ideia de desenvolver o projeto no muro onde fica a sede da Solví — empresa comprometida em soluções de resíduos e valorização energética– surgiu após uma conversa com representantes da empresa. Dessa forma, veio o conceito de proporcionar mais alegria para quem percorre a Marginal Pinheiros, em um espaço praticamente sem destaque e cor. A companhia dá apoio a outras iniciativas realizadas pelo artista, através do Instituto Solví –braço social do grupo.

“Sempre atuamos em verdadeira parceria desde os outros projetos. Fora isso, um trabalho dessa dimensão ajuda a divulgar o nosso trabalho e também aprendo muito porque consigo me aprimorar a cada nova ação e pintura”, comemorou Box.

A companhia ainda apoiou outros projetos de grafite nos seus aterros em São Carlos (SP) e Marituba (PA), desenvolvidos pelo próprio Box com os moradores em situação de vulnerabilidade social. Ainda na cidade paraense, a academia Dago Fight recebeu outra arte em grafite por meio dessa parceria.

grafite
Crédito: DivulgaçãoSP ganha ‘obra de arte’ a céu aberto às margens da Marginal Pinheiros

Homenagem à criadora do Piso Paulista

O grafite realizado no muro da Solví na Marginal Pinheiros começou a ser executado em dezembro. Além da fauna, flora e alusões ao meio ambiente, o projeto também faz homenagem à artista plástica Mirthes Bernardes, que morreu no no final do ano pasado vítima de câncer. Ela foi a criadora do Piso Paulista, o conhecido desenho geométrico do mapa do estado de São Paulo escolhido em concurso no ano de 1965 para padronizar as calçadas da capital paulista.

“No grafite, também pintamos reproduções do mapa para lembrar da artista e também de um desenho bastante conhecido na cidade, mas muitos não sabem a origem”, afirmou Box.

O artista ressalta que somente o casal tem feito esse trabalho em razão da pandemia da covid-19. A proposta inicial era contar com a ajuda dos alunos da oficina da Associação Canto da Arte, mas por questões de segurança ele preferiu alterar os planos iniciais.

“Ficou complicado expor os jovens a um tipo de aglomeração que aconteceria naturalmente com um grupo maior de pessoas. O importante é que conseguimos viabilizar e tocar mais um projeto adiante”, confidenciou.

Compartilhe:

Tags: #Grafite