Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Tecnologia simula incubadora para bebês em países em desenvolvimento

Milhões de bebês prematuros morrem a cada ano devido à falta de acesso a incubadoras nos hospitais de países em desenvolvimento. Ao fornecer o nível de calor adequado nos primeiros dias após o nascimento, a taxa de sobrevivência pode ser muito maior.

Com isso, um grupo de estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, espera resolver este problema com a Abrace Warmer, uma tecnologia semelhante a um saco de dormir que permite controlar a temperatura do corpo de recém-nascidos para evitar uma hipotermia nas primeiras horas de vida.

O dispositivo tem a forma de panos sintéticos para bebês, com fecho de velcro para mantê-lo firmemente enrolado em torno do recém-nascido. Cada kit também vem com um aquecedor e almofadas que regulam a temperatura ideal para mantê-los aquecidos. A tecnologia monitora a temperatura para ajustar o calor, resfriando o corpo do bebê quando eles estão muito quentes e aquecendo-os, caso a temperatura caia.

Devido à semelhança com o saco de dormir, o dispositivo permite que as mãe segurem os seus bebês imediatamente após o nascimento. Outra vantagem é o baixo custo. Todos os componentes, juntos, custam cerca de US$ 200 (R$ 460).

Juntamente com a invenção da tecnologia, os criadores da Abrace Warmer também apoiam as mulheres nos países em desenvolvimento por meio de parcerias para distribuir o Abrace Warmer em clínicas, governos e organizações sem fins lucrativos.