Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Unesp desenvolve remédio para tratamento da doença de Chagas

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) estão desenvolvendo um novo medicamento para o tratamento da doença de Chagas feito à base da planta medicinal cervejinha-do-campo (Arrabidaea brachypoda).

Parte da pesquisa foi desenvolvida com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)  durante o pós-doutorado de Cláudia Quintino da Rocha, no Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, e no laboratório da Universidade de Genebra, na Suíça, com supervisão dos professores Jean-Luc Wolfender e Emerson Queiroz.

Medicamento é feito à base da planta medicinal cervejinha-do-campo
Medicamento é feito à base da planta medicinal cervejinha-do-campo

A pesquisadora isolou uma molécula inédita da planta presente no cerrado brasileiro e a testou em modelos in vitro e in vivo. A substância apresentou uma alta atividade contra o parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Um dado importante da pesquisa é que, nas doses testadas até o momento, o composto não apresentou toxicidade significativa. Atualmente, existem no mercado apenas dois medicamentos para tratamento da doença: o Nifurtmox e o Benzonidazol.

O primeiro apresenta reduzido poder tripanocida (capacidade de matar o parasita), uma vez que é eliminado rapidamente no plasma e deve ser administrado continuamente. Além disso, apresenta inúmeros efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores estomacais, entre outros. Já o Benzonidazol não pode ser usado no tratamento pediátrico e causa fortes reações adversas, semelhantes ao Nifurtmox.

O passo seguinte será realizar novos ensaios in vivo para atestar a segurança da molécula. Em seguida, pretende-se desenvolver formulações farmacêuticas com o composto.

Um pedido de patente foi depositado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) sobre a descoberta e aplicação da nova molécula.

Com informações da Agência Faspep